International debt collection

Criando harmonia entre uma Agência Especializada em Cobranças e um Escritório de Advocacia

A colaboração produtiva entre agências de cobranças e escritórios de advocacia é essencial para uma indústria de recuperação de crédito forte e para a integral satisfação do cliente.

Há etapas que ambas as partes podem adotar ao considerar a melhor forma de contribuir para esse relacionamento, o que ajudará a garantir uma parceria efetiva e harmoniosa.


Abordar essas relações com uma atitude aberta, buscando trabalhar em conjunto é a melhor maneira para começar. Participar de uma relação de trabalho com noções preconcebidas sobre o que cada parte deve fazer é uma receita para que não haja confusão e frustração. A comunicação construtiva entre a agência de cobrança e o escritório de advocacia é essencial para garantir que ambos compreendam seus papéis e quais são as necessidades do outro.


Por exemplo, quando um escritório de advocacia toma conhecimento e é capaz de acomodar o agendamento de relatórios e remessas de status de uma agência de cobrança, ele permite que a agência continue a dar suporte ao cliente sem alterar procedimentos e ciclos estabelecidos. Isso, por sua vez, mantém as expectativas tão consistentes quanto possível, o que é fundamental para proporcionar satisfação total ao cliente.
Da mesma forma, as agências de cobrança podem ter que adaptar seus procedimentos operacionais habituais ao que o escritório de advocacia exige. Por exemplo, reconhecer que documentação é necessária para apoiar a cobrança, de uma perspectiva legal, é primordial. Um novo pedido de crédito pode ter muitas peças valiosas, como uma garantia pessoal, que, quando adquiridas pelo advogado, podem ser usadas como alavancagem para coletar a reivindicação com maior eficiência.  


Quando uma agência não tem tempo para solicitar e organizar toda a documentação de apoio, especialmente quando há uma disputa contra um produto ou serviço, o advogado não pode efetivamente levar o assunto adiante com toda a munição legal possível.
Ambas as partes devem ser especialmente cuidadosas na compreensão de como cada lado opera ao lidar entre si e em diferentes países. O conhecimento das culturas locais e dos sistemas legais é essencial para minimizar os problemas de comunicação e criar expectativas realistas. Juntamente com o ritmo habitual de processos judiciais e restrições de pagamento, que podem variar muito de país para país, as taxas de câmbio e as restrições bancárias também podem desempenhar um papel significativo no processo judicial. A agência de cobrança e o advogado devem esclarecer todos os procedimentos operacionais das normas por escrito antes que a reivindicação seja formalmente iniciada.


Parcerias entre agências e escritórios de advocacia são peças fundamentais desta indústria e para aqueles que aprenderem como se adequar e trabalhar com as necessidades de seus parceiros, se tornarão essencialmente uma “equipe dos sonhos” que os tornarão parceiros de terceirização confiáveis para cada cliente que usa seus respectivos e combinados serviços.

Fonte: Octavio Aronis

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