Visitas ao Departamento de Inteligência da Polícia Federal e ao senador Luis Carlos Heinze (PP/RS) fecharam a agenda da equipe da Conib que esteve na terça (6) em Brasília, para encontros institucionais com parlamentares, autoridades federais e representantes comunitários. Integraram o grupo os diretores da Conib Octávio Aronis, Sebastian Watenberg e Victor Elias Nigri, a coordenadora de segurança, Leslie Sasson, e Alexandre Judkiewicz, diretor do Departamento de Segurança Comunitária – Fisesp.
Com os diretores da PF Felipe Seixas e José Fernando Chuy, a Conib tratou de diversos temas de interesse da comunidade judaica além de estabelecer uma parceria mais próxima, com encontros mais constantes com a instituição federal.
Temas como a lei antiterrorismo e a lei antirracismo, alvos de prováveis reformulações, foram abordados na maioria dos encontros.
Na parte da manhã, o grupo esteve ainda com o senador Lasier Martins (Podemos) e com o deputado federal Ubiratan Sanderson (PSL). Todos os parlamentares receberam o livro sobre discurso de ódio, um dos produtos resultantes da pesquisa “A construção do conceito jurídico de discurso de ódio no Brasil”, realizada pelo Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação (CEPI) da FGV Direito SP, com o apoio da Conib.
A equipe também esteve com a liderança da Associação Cultural Israelita de Brasília (ACIB), onde foram recebidos pela presidente Tamara Socolik e membros da sua diretoria, visitou a comunidade local e o Chabad, onde estabeleceram uma calorosa conversa com o rabino Leib Rojtenberg.
“Fizemos visitas de cortesia e de aproximação, em que a Conib apresentou projetos e anseios da comunidade”, disse o diretor de segurança da Conib, Octávio Aronis.
Equipe da Conib com o senador Luis Carlos Heinze